As instalações de fecho complexas, com múltiplas necessidades diferentes, exigem métodos eficazes para a implantação de um plano de mestragem. Os organigramas tradicionais foram continuamente reexaminados e tiveram como resultado o actual estructograma®.

Como este termo indica, tratar-se de uma representação estruturada como forma de organigrama. Uma estruturaclara permite uma óptima utilização das capacidades de um sistema de fecho.

Porquê um organigrama?

O organigrama é habitualmente utilizado para a descrição gráfica da organização de uma empresa; é muito útil também para representação dos níveis de utilização no interior do estructograma®.

A síntese destes factores ocasiona vantagens evidentes:

  • Eficácia na defenição da instalação de fecho.
  • Planificação orientada para o futuro.
  • Eficácia na previsão de reservas.
  • Planificação correspondente à organização em objecto.
  • 0

    O estructograma® permite ter em conta todas estas exigências.

    Quando as necessidades são pouco evidentes é muito difìcil estabelecer um plano de fecho definitivo. Nestes casos, o estructograma® salvaguarda algumas situações porque pode ser adaptado às particularidades da construçaõ e dispõe de reservas para responder às exigências futuras, dentro do quadro de extensões previstas.

    Este tipo de planificação de sistemas de fecho, convêm particularmente a instalações como: hospitais, universidades, edifìcios industriais ou administrativos, etc.